Uma identidade lobatense

emilianaa.jpg

O Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato já está consagrado como um dos principais festivais literários do estado de São Paulo. Já reuniu importantes nomes como os vencedores do Prêmio Jabuti de Literatura: Ricardo Azevedo, José Castello, Ziraldo e Regina Machado. Além de notáveis referências da literatura, música e artes brasileiras, tais como: Toquinho, Oswaldo Montenegro, Adriana Calcanhotto, Chico César, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Lenine entre muitos outros.

 

Entretanto, a verdadeira essência do Festival de Literatura Infantil é a participação e integração de escritores, livrarias e desbravadores do mundo das palavras em um lugar comum, onde é possível impulsionar o primeiro contato de jovens, crianças e adultos com os livros, os verdadeiros protagonistas do evento.

 

A população de Monteiro Lobato também é inserida no Festival de Literatura com destaque, tanto com as apresentações artísticas e culturais das crianças, como também a conexão com as artes, o artesanato e culinária local, formando-se uma verdadeira celebração da cultura lobatense. 

Uma celebração pela educação 

O Festival de Literatura Infantil é uma ferramenta de incentivo e fomento da cultura e da educação. Desde 2010, ano de sua criação, o projeto mobiliza alunos e professores em atividades que ocorrem em todo o ano letivo, possibilitando bons resultados nos índices da educação no município.

 

As escolas produzem para o Festival de Literatura, desde apresentações artísticas, musicais e de dança como o “Grupo da Boneca Emília”, até lançamentos de livros, poemas, contos e jornais, possibilitando que os estudantes ampliem sua capacidade de pensar e de se expressar.

 

É de suma importância que a geração atual, repleta de ferramentas digitais e de tecnologia ao seu redor, também tenha o contato com a leitura, a literatura, a escrita, a criatividade, a arte e a expressão artística. Elementos que permitem a formação intelectual, social e cultural.

leitores da educação.jpg

Cultura e economia criativa 

ARTESANATO.jpg

A promoção do Festival de Literatura Infantil juntamente com as ações de preservação da memória e do legado do escritor José Bento Monteiro Lobato, permitem a promoção de práticas da Economia Criativa no município lobatense, principalmente no artesanato local que retrata os personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Os trabalhos são responsáveis pela geração de renda e sustentabilidade de muitas famílias, principalmente as que são lideradas por mulheres.

 

O projeto, além de evidenciar os produtos das artesãs e artistas locais, possibilita a divulgação para um grande público do Estado de São Paulo e da região da Serra da Mantiqueira, popularizando ainda mais os trabalhos manuais, gerando encomendas, novas oportunidades de emprego, fomento da economia e distribuição de renda.

 

Além do artesanato, outras modalidades da Economia Criativa se conectam com o Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato, tais como a produção artesanal de doces, queijos e produtos rurais.